Dentística é a especialidade mais rotineira do consultório. Através da dentística nós removemos as cáries e restauramos os dentes.
A restauração é assim chamada pois não é simplesmente abrir e fechar cavidades no dente. Quando a cárie destrói a estrutura dental, é prejudicado o equilíbrio oclusal e a função mastigatória.
A oclusão é o "encaixe" dos dentes superiores com os inferiores. Além disso, todos os movimentos da mandíbula, estudados pela oclusão, são guiados pela anatomia dental. Portanto, quando um dente é restaurado, é analisado também este contato.
Os dentes possuem sulcos na sua anatomia. Estes sulcos proporcionam o escoamento dos alimentos na mastigação. Sem estes sulcos, o processo de trituração dos alimentos na mastigação é prejudicado. Portanto quando restauramos um dente, devemos proporcionar ao paciente a restauração dos sulcos para poder devolver a ele a capacidade mastigatória.
As restaurações são geralmente em amálgama ou resina. O amálgama é aquela tradicional restauração prateada que geralmente observamos nos dentes. Nós restauramos os dentes de nossos pacientes somente em resina.
A resina é um material estético, onde a restauração fica da mesma cor do dente. Sempre foi utilizado em restaurações de dentes anteriores, e com a evolução da odontologia, já podemos utilizá-la com segurança e confiabilidade em dentes posteriores, possibilitando assim estética em locais onde só era possível através de trabalhos protéticos (coroa e onlay).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário: